O Militante realça<br>«A força do povo»

Na edição de Julho/Agosto da revista O Militante, que já se encontra à venda, o destaque da capa vai para a Marcha Nacional «A força do povo», que no dia 6 de Junho trouxe às ruas de Lisboa mais de 100 mil pessoas. Debaixo do título surge um excerto da intervenção do Secretário-geral do Partido nessa grandiosa iniciativa, onde refere que «com a CDU, com a força deste povo, vamos rever a esperança, recuperar Abril». O texto de Abertura aprofunda o significado político da Marcha para a luta que continua.

Na secção Organização realça-se a realização de duas importantes assembleias de organizações regionais do Partido, nomeadamente Lisboa e Setúbal, abordadas, respectivamente, por Rui Braga, do Comité Central, e Armando Morais, da Comissão Central de Controlo. Alexandre Araújo, do Secretariado, assina «Construir o êxito da 39.ª Festa do Avante!».

Em Partido, há dois artigos. Um, de Jorge Pires, da Comissão Política, intitulado «Convergir na luta, construir a unidade, reforçar a CDU», e outro, não assinado, no qual se recorda os assassinatos, em 1945, dos militantes comunistas Germano Vidigal e de Alfredo Dinis (Alex). José Martins, do Comité Central, reflecte sobre «Descolonização e libertação – uma conquista de Abril irreversível». Débora Santos, da JCP, assina «Que seja agora, temos alternativa».

Nesta edição, a efeméride é o centenário do nascimento de Virgínia de Moura, evocado num artigo de Jorge Sarabando. «Privatizações em Portugal. Um crime de alcance histórico» é o contributo de Fernando Sequeira para a secção Economia. Pedro Guerreiro, do Secretariado, assina «40 anos da vitória do Vietname».

O Militante publica ainda dois documentos: o comunicado do Comité Central emanado da reunião de 28 de Junho e o contributo do PCP para a Conferência Internacional de Praga, realizada nos dia 23 e 24 de Maio.




Mais artigos de: PCP

Resistir à ingerência<br>e à chantagem

O PCP promoveu em todo o País, nos dias 2 e 3, várias acções de solidariedade com os trabalhadores e o povo grego, que resistem e lutam contra os ditames e imposições da União Europeia e do FMI.

Ao serviço da população

O PCP defende que o Pavilhão Carlos Lopes, por todo o seu valor e história, permaneça ao serviço da população da capital e que não seja entregue à gestão privada da Associação de Turismo de Lisboa.

A História ensina

Os 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo foram evocados pelo Partido em três iniciativas no Algarve, realizadas nos concelhos de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António. Intervindo em Faro, Manuela Bernardino, do Secretariado do Comité Central, começou por valorizar a...

PCP recebeu ANMP

O PCP recebeu, na manhã de segunda-feira, 6, uma delegação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que apresentou ao Partido as principais conclusões assumidas no seu 22.º congresso, realizado em Março deste ano. No final do encontro, em...

Estatuto profissional para<br>os bailarinos

O PCP defende que os bailarinos profissionais da Companhia Nacional de Bailado (CNB) tenham um estatuto profissional próprio que, como se lê num comunicado do Sub-Sector das Artes Plásticas da Organização Regional de Lisboa, «reconheça as particularidades da sua...

A tragédia mediática

Nas últimas semanas, o espaço mediático tem sido dominado pela situação da Grécia, com uma brutal campanha em torno da chantagem que os governos e instituições europeias têm levado a cabo para que o povo grego se submeta, mais uma vez, a ataques profundos aos...